Bairros da Zona Norte podem se tornar distritos industriais de Niterói

porto-de-niterc3b3i-158660
Bairros da Zona Norte podem se tornar distritos industriais de Niterói

Os bairros Barreto, Ponta d’Areia e Ilha da Conceição podem voltar a ser pontos importantes do empreendedorismo da cidade se confirmados como distritos industriais de Niterói. A afirmação foi feita na ultima terça-feira (17/05), pelo secretário de Indústria Naval, Luiz Paulino Moreira Leite, durante uma reunião com empresários da Acec (Associação Conselho Empresarial e Cidadania), realizada na sede do Sindlojas, no centro de Niterói.

Leite apresentou o mapeamento de áreas que poderão receber incentivos para a revitalização industrial. Ele ainda destacou que as empresas do setor naval na cidade, em momentos de prosperidade, podem chegar a gerar 13.500 empregos diretos, em empreiteiras e estaleiros, e aproximadamente 40 mil postos indiretos de trabalho. Hoje a indústria naval na cidade está empregando cerca de três mil pessoas.

O objetivo da prefeitura, segundo ele, é consolidar definitivamente a cidade como polo de indústria naval e driblar a crise. O secretário lembrou que, historicamente, esses bairros tinham indústrias com nomes fortes no mercado, mas que deixaram de existir, provocando um esvaziamento nas localidades. Ele disse, ainda, que a criação do distrito industrial permitirá a revitalização desses locais.

“A Prefeitura está trabalhando para isso. Já reduzimos o ISS da indústria naval de 3% para 2 % com intuito de incentivar as empresas. Sabemos das dificuldades, mas vamos incentivar. Se as empresas não podem fazer os cascos dos navios, que façam a montagem e plataformas. Temos que driblar a crise e trabalhar de forma a não depender do preço do barril do petróleo. Muitos navios estrangeiros já colocaram Niterói em sua rota. Sabem que na cidade tem reparo barato e com qualidade. Então vamos buscar isso”, afirmou Luiz Paulino.

Para isso, segundo Leite, a Secretaria de Indústria Naval está realizando o mapeamentos dos locais e identificação de áreas para a indústria, buscando o incentivo e recuperação do setor de reparos, com trabalhos em terra seca. Além disso, citou a importância da dragagem do Canal de São Lourenço para o desenvolvimento das atividades que irão alavancar a economia do município.

Fonte: Guia de Niterói