Banho de mar

Banho de mar

O verão promete ser estação de bons mergulhos nas praias banhadas pelas águas da Baía de Guanabara. O sinal verde de banho liberado deve voltar a fazer parte das paisagens graças a iniciativas como os projetos Se Liga, para despoluição da Baía de Guanabara, e o Enseada Limpa, da Prefeitura de Niterói. 

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), desde abril cinco praias da Enseada de Jurujuba (São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão e Eva) vêm registrando melhoria na qualidade da água, com importante contribuição do programa Enseada Limpa, que envolve ações de urbanização, ampliação da rede coletora de esgoto e das ligações domiciliares à rede. 

Por outro lado, com o objetivo de reduzir o lançamento de lixo e esgoto na Baía de Guanabara e nas lagoas, o Projeto Se Liga conseguiu conter o despejo de dejetos de quase 1 mil imóveis em Niterói. Para isso, se somaram para cumprir um termo de cooperação técnica a concessionária Águas de Niterói e o Inea. 

A empresa, por sinal, foi pioneira neste trabalho em defesa das praias da cidade, ao se empenhar em retirar as horríveis “línguas” de esgotos que poluíam as águas e areias. Foi graças ao fim do despejo irregular de esgoto que as praias da orla da Zona Sul começaram a ter suas águas menos poluídas. 

Todos esses esforços acendem a chama da esperança de um dia a Baía de Guanabara se tornar mais limpa. É um sonho que pode se tornar realidade.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br