Busca pela vacina segue intensa

mg4222-166371
Busca pela vacina segue intensa

No Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa

Após uma mulher morrer com sintomas de febre amarela em São Gonçalo, os postos de vacinação do município e de Niterói voltaram a ficar lotados durante a manhã de ontem. O caso ainda não foi confirmado pela Fiocruz. Quem visitou os pontos durante a tarde encontrou filas mais tranquilas, com vacinas em alguns minutos. O Estado já registra 20 casos da doença em seis municípios. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 12 casos foram diagnosticados em Valença sendo quatro óbitos, quatro em Teresópolis com dois óbitos, um caso com um óbito em Nova Friburgo e Miguel Pereira, além de um caso em Petrópolis e Duas Barras.

Em São Gonçalo, no Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa, mesmo bairro em que a suposta vítima morava, muita gente chegou antes das 7h para encontrar um bom lugar na fila e garantir a imunização. Às 10h45, ainda era grande a quantidade de gente esperando. A advogada Adriana Maciel, 40 anos, correu para o ponto após saber da notícia.

No Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto, um dos pontos mais procurados da cidade estava com filas menos tumultuadas, se comparadas às da última semana. Diferente do que foi visto anteriormente, a espera da vacinação não passava do portão.

A Prefeitura de São Gonçalo, informou que está realizando uma força-tarefa. Ontem, o governo passou a oferecer novos pontos de vacinação, totalizando 43. Além de ampliar os locais de vacinação, a Prefeitura também aumentou a oferta diária, de 5 para 10 mil doses. No próximo sábado, será realizado o Dia D de Combate à Febre Amarela.

Campanha – A Prefeitura de Niterói inicia na quinta-feira (25), a campanha de vacinação contra a febre amarela. Todos os 49 postos de imunização do município continuarão aplicando a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado, dia 27, será realizado o dia D e haverá reforço dos profissionais, serão 700 pessoas trabalhando. A campanha seguirá até o dia 09/2. Desde o começo do ano, Niterói já imunizou mais de 14 mil pessoas. No ano passado, foram aplicadas 193 mil doses da vacina na cidade. Mais de 258 mil pessoas foram vacinadas na cidade nos últimos 10 anos.

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, durante o período de campanha, as doses aplicadas serão fracionadas. Os viajantes e pessoas que devem receber doses integrais (crianças de nove meses a 2 anos, gestantes e pessoas com condições clínicas especiais) deverão informar aos profissionais no momento em que chegarem à unidade de saúde para avaliação. 

Colaborou Vanessa Lima

Fonte: http://www.ofluminense.com.br