Engenho do Mato ganhará Umei

O prefeito Rodrigo Neves assinou na tarde de ontem a ordem de início das obras de construção da unidade .Foto: Divulgação / Péricles Rodrigues
Engenho do Mato ganhará Umei

Unidade do Vale Feliz vai atender a 140 crianças e tem previsão de começar a funcionar em agosto de 2015

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou na tarde de ontem a ordem de início das obras de construção da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) do Vale Feliz, localizada no Engenho do Mato, na Região Oceânica.

A obra terá prazo de sete meses para ser concluída e a previsão é que comece a funcionar em agosto de 2015. A Umei vai atender a 140 crianças de 2 a 5 anos e 11 de meses, em tempo integral.

O projeto, com investimento previsto de aproximadamente R$ 2,5 milhões, segue o padrão estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) visando ao melhor aproveitamento pedagógico dos alunos. Todas as Umeis estão sendo construídas na atual gestão com ambiente climatizado e adaptado para permitir a acessibilidade de alunos com necessidades especiais. Serão sete salas de aula, sala de multimeios, sala de recursos, secretaria, refeitório, cozinha e uma quadra esportiva coberta. A escola será sustentável, visto que contará com reaproveitamento da água da chuva e com uso da energia solar. 

O prefeito Rodrigo Neves destacou que já foram inauguradas 14 escolas.

“Nunca se inaugurou tantas unidades de educação no município como agora. E todas são escolas de bom padrão. Tenho certeza que as famílias de Niterói estão bem assistidas. Esse é o papel de um governo, oferecer oportunidades para todos, e estamos construindo essas oportunidades. Essa unidade será a vigésima primeira escola que irei inaugurar. Vamos entregar 24 escolas até o final de 2016. Fico muito orgulhoso porque isso só está sendo possível pelo trabalho da nossa equipe e pelas parcerias com o Governo Federal, que repassa recursos para manutenção das creches”, afirmou o prefeito, que estava acompanhado da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, e do presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes.

O presidente da Associação de Moradores do Vale Feliz, Walfrido Coelho Júnior, comemorou o fato do bairro receber uma nova creche. 

“Os países que hoje são desenvolvidos atingiram essa posição porque investiram na educação. E estamos vendo hoje a Prefeitura fazer esses investimentos. Essa creche será de grande importância para a nossa comunidade”, disse.

A construção de Umeis integra o Programa Mais Infância, que tem por finalidade a expansão do número de vagas e qualificação da educação infantil em Niterói. Parte dos recursos é proveniente do Governo Federal através de um convênio feito entre a União e o município, denominado Programa Brasil Carinhoso.

O Programa Mais Infância acaba de ter reconhecimento internacional ao ser selecionado como um dos destaques do XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, realizados em Portugal neste mês, prevê a entrega de 20 novas creches até 2016.



Fonte: http://ofluminense.com.br