Espetáculo duplo e performático

incorpo-163266
Espetáculo duplo e performático

O espetáculo visa estimular a reflexão de cada um sobre a sociedade.

A Cia. de Dança Contemporânea da UFRJ apresenta, nesta sexta (17), às 19h, no Teatro Municipal Ziembinski, um espetáculo duplo, o “InCorpo”, e a performance “Fé No Corpo”.

Textos, debates e laboratórios cênicos, que potencializam o modo de cada um conhecer a si mesmo e ao outro, inspiraram a criação do “InCorpo”. O espetáculo visa estimular a reflexão de cada intérprete-pesquisador sobre a sociedade ao qual está inserido e, por meio da encenação, transmitir conhecimentos e identidades a partir de memórias ocorridas na infância.

A composição do espetáculo foca na integração entre movimento corporal e intervenções sonoras que acordam memórias pessoais e coletivas e estimulam o intérprete-pesquisador a materializar uma identidade por meio de ações e reações, de fluxos de movimentos, imagens, palavras e estados do corpo, desenvolvendo uma dramaturgia corporal. 

A performance “Fé No Corpo”, que compõe o espetáculo duplo, revela memórias rituais da intérprete em seus movimentos, gestos e expressões.

O espetáculo se ancorou na riqueza das práticas performativas afro-brasileiras para construir sua estética gestual e oferece ao espectador, de maneira poética, um passeio ao corpo em fé – uma recordação no corpo, que é ao mesmo tempo tradicional e singular –, que organiza práticas rituais e se expressa através da linguagem dos gestos nas representações cotidianas.

Através de movimentos verbais e não verbais, este corpo em fé apresenta-se como um arquivo que transmite e conserva a memória de um grupo. 

O Teatro Municipal Ziembinski fica na Rua Heitor Beltrão, s/n, Tijuca, no Rio. Dias 17, 23 e 24, às 19h. Preço: R$ 20 (inteira). Censura: 12 anos. Telefone: 3234-2003. 

Fonte: http://www.ofluminense.com.br