Frequentadores reclamam de lago

31fc-campo-de-sC3A3o-bento-165660
Frequentadores reclamam de lago

O chafariz, que está parado, deve voltar a funcionar em cerca de dois meses

O Campo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, recebe muitos turistas por dia, e, principalmente, no final de semana. Apesar da beleza, quem passa pelo local tem percebido e reclamado da falta de manutenção do lago artificial, que ocupa boa parte do lugar. Segundo os visitantes, a água é turva, suja, tem resíduos de lixo e os peixes estão sofrendo com a situação. 

Além de questões estéticas como a falta de uso do chafariz presente no meio do lago – sem funcionar por conta de uma manutenção de bombas -, os visitantes do local estão preocupados com a saúde dos peixes que vivem na água. Moradora de Icaraí, Deise Bernadele, 62 anos, costuma visitar o local sempre para levar o cachorro para passear. 

“Os peixes estavam todos nas bordas, como se fossem na superfície para respirar. Vi que a água estava muito parada… além disso, as pessoas são muito mal-educadas! Aproveitam o campo no final de semana e deixam o lixo espalhado, muitos resíduos acabam caindo no lago, prejudicando os peixinhos”, comenta.

De acordo com os profissionais de conservação do parque, que preferem não se identificar, bombas presentes no lago maior e responsáveis pelo chafariz, estão há duas semanas passando por manutenção. Na semana passada, ainda de acordo com a equipe, o aparelho do lago menor também ficou sem funcionar, mas a questão já foi resolvida. A equipe, agora, aguarda as novas peças para que tudo volte ao normal. 

A Prefeitura de Niterói, entretanto, informou que a manutenção está sendo realizada apenas nas bombas do chafariz e que o reparo não influencia na oxigenação de nenhum dos lagos, já que existe uma entrada de água potável no espaço destinado aos patos. O chafariz deve voltar a funcionar assim que terminar a manutenção, em cerca de dois meses. Também de acordo com o Executivo, não há registro de mortalidade de peixes ou animais sendo prejudicados.

Ainda de acordo com a administração, a limpeza do lago maior, onde fica o chafariz, que está sendo feita no momento, ocorre através de barragem, portanto, cada lado é esvaziado de uma vez, preservando os peixes que vivem no local. Além disso, a nota também ressalta que não há ligação dos lagos com o Rio Icaraí, que corta o parque.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br