IPTU com descontos na cota única

IPTU com descontos na cota única

A partir da próxima semana, cerca de 190 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) serão entregues via Correios, aos contribuintes de Niterói. Este ano, o desconto concedido para o pagamento em cota única é de 8%. Os moradores com dívida ativa, que possuem renda familiar mensal de até três salários mínimos ou pacientes de quinze doenças graves, estabelecidas na resolução da Procuradoria Geral do Município (PGM) n° 29/2017, irão receber um benefício que oferece parcelamento especial.

Além do pagamento à vista, o contribuinte pode optar pelo parcelamento do tributo em até 11 parcelas iguais, com vencimento da primeira mensalidade para o dia 12 de janeiro. Através do site da Secretaria Municipal da Fazenda o boleto também pode ser emitido para realização do pagamento de forma antecipada.

De acordo com a Prefeitura, Niterói conta com 217.887 imóveis tributáveis, sendo que 32.726 são terrenos e 185.161 são edificações. Portanto, não foram gerados carnês para terrenos que não possuem endereço de correspondência cadastrados e os proprietários devem recorrer ao site da Secretaria da Fazenda para emitir o documento.

O contribuinte que tem direito ao parcelamento especial pode solicitar o próprio benefício ou requerer por um terceiro, que tenha procuração e deve ser apresentado no Protocolo da PGM, com os documentos pertinentes, como o laudo médico ou comprovante de renda do mês anterior à solicitação, dependendo da situação em que o interessado se encaixe. Além do próprio devedor, também podem solicitar o benefício parentes em até segundo grau do portador da doença, desde que o mesmo seja dependente economicamente do solicitante.

Itaboraí – Oferecendo um desconto de 30% para o contribuinte que realizar o pagamento em cota única, a Prefeitura de Itaboraí irá disponibilizar os carnês de IPTU apenas na primeira semana de fevereiro. O morador que optar pelo parcelamento, poderá efetuar o pagamento do tributo em até 10 parcelas, com vencimento a partir do dia 09 de março.Segundo a prefeitura, neste ano, o IPTU sofreu um reajuste de 2,54%, correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

São Gonçalo – Até a próxima terça-feira, 319.932 carnês de IPTU serão entregues por correspondência na cidade. O desconto para pagamento em cota única será concedido a partir do dia 25 deste mês.

Até a noite desta terça-feira a Prefeitura Municipal de Maricá não informou a data da distribuição dos carnês de IPTU da cidade.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br