Limpeza

Limpeza

Niterói conquistou a segunda posição no ranking nacional de Limpeza Urbana, ficando atrás apenas do município de Maringá, no Paraná, de acordo com o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, desenvolvido pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur). Para o levantamento, foram avaliados 3.049 municípios, entre os 5.500 de todo o País. 

O feito foi comemorado pelo prefeito Rodrigo Neves, que considerou a avaliação como mais um excelente resultado das políticas públicas implantadas no município.

O resultado certamente poderia ser melhor com mais participação e conscientização ambiental da população. Muito lixo ainda é atirado desnecessariamente na rua, às vezes a poucos metros de uma lixeira. 

Também há muito a ser reciclado. A cultura do desperdício ainda impera no dia a dia das pessoas. O município tem grandes projetos ambientais e para participar basta se interessar. Além dos materiais recicláveis comuns, como papel, plástico, vidro e metal, a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) desenvolve projetos de aproveitamento de óleo de cozinha, pilhas, pneus e isopor.

O hábito da reciclagem deve ser adotado como uma prática essencial. Contribui para a sustentabilidade, reduz a poluição ambiental e visual. Reciclar é preservar a natureza, evitar enchentes, economizar gastos com o lixo e colaborar para a saúde. 

Que tal cada cidadão também se esforçar para a cidade conquistar o posto mais alto na limpeza no ano que vem.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br