Mais recursos e mais seriedade

Mais recursos e mais seriedade

O Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) analisou informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e divulgou ontem que os royalties pagos à União, estados e municípios brasileiros cresceram 51,5% no ano passado sobre 2016, somando R$ 26,89 bilhões. Para este ano, o diretor do CBIE, Adriano Pires, estima que o crescimento da arrecadação de royalties e participações continue, provavelmente na casa dos 20%. 

A notícia vem acompanhada de uma série de explicações e justificativas técnicas, já que os royalties representam o valor pago pelas empresas sobre a produção de petróleo e dependem de três variáveis: preço do petróleo, produção e taxa de câmbio. 

Importante destacar que municípios como Niterói e Maricá, no Estado do Rio de Janeiro, vêm sendo beneficiados com esta arrecadação crescente e também trabalham em seus orçamentos com uma expectativa bastante positiva. Em Niterói, inclusive, a Prefeitura planeja criar uma espécie de fundo de reserva para os próximos anos, a fim de garantir gestões equilibradas e com recursos. 

Nas duas cidades, as administrações municipais vêm executando uma série de investimentos em obras de infraestrutura, de forma a beneficiar seus moradores e atender a suas reivindicações. Este acréscimo nas receitas acaba sendo ainda mais positivo quando se vê, como no caso de Niterói e Maricá, a boa utilização do dinheiro público, com responsabilidade e a seriedade necessárias a um bom gestor. 

Fonte: http://www.ofluminense.com.br