Niterói Mais Segura vai convocar 50 novos agentes esta semana

61fc-50-166391
Niterói Mais Segura vai convocar 50 novos agentes esta semana

Desde o início do programa, 33 pessoas foram conduzidas para a delegacia, em atitude suspeita ou em flagrante

O programa Niterói Mais Segura ganhará, em breve, mais um reforço para aumentar a segurança da cidade. Cinquenta agentes, entre policiais militares e civis, serão convocados em um edital, a ser publicado ainda nesta semana, para que as rondas sejam expandidas para o Centro em fevereiro. A medida foi anunciada durante a primeira reunião mensal deste ano do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, no Centro. 

Desde dezembro, 100 homens trabalham de segunda a sexta-feira em Icaraí, na Zona Sul da cidade, com a promessa de que o patrulhamento aumente para mais bairros da cidade de maneira esporádica. Segundo a subsecretária operacional da Secretaria Municipal de Ordem Pública Iris Ramos, ainda nesta semana será publicada a convocação de mais uma turma de agentes, 50 pessoas, para expandir para o Centro.

“Como o processo de admissão demora alguns dias, provavelmente no meado de fevereiro, os agentes já estarão atuando no local. A última etapa do programa, ainda sem um cronograma fechado, tem previsão de chegar ao Fonseca, Ingá e Jardim Icaraí, ainda no primeiro semestre”, adiantou. 

Ao todo, 302 agentes, 10 viaturas e 52 motos devem ser usadas quando todos os lugares previstos forem contemplados.

O Niterói Mais Segura é um convênio firmado entre a prefeitura e o Governo do Estado do Rio, custeado pelo Executivo Municipal. O reforço de agentes terá um investimento de R$ 25 milhões por ano. Desde o seu início, em 15 de dezembro até o último domingo (21), 33 pessoas foram conduzidas para a 77ª DP (Icaraí), em atividade suspeita ou em flagrante. Desses, 22 tinham mandados de prisão, 4 presos por furto, 3 presos por porte ilegal de arma de fogo, 2 por tráfico de drogas e 2 por receptação. Além disso, foram 3 veículos roubados recuperados e um simulacro de pistola apreendido.

Roubo de carga

Ainda durante o encontro sobre a segurança da cidade, autoridades divulgaram informações sobre o trabalho feito em relação ao roubo de carga, que tem crescido na cidade, em locais como Buraco do Boi, Atalaia e no Engenho do Mato, na Região Oceânica. Segundo Fabio Marçal, subcomandante do 12º BPM (Niterói), reuniões de planejamento ao combate a prática tem acontecido. 

O objetivo dos policiais é conseguir uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga), a entidade que representa os interesses das empresas do segmento, para tentar coibir o crime e não apenas recuperar as cargas.

“Niterói tem um índice pequeno de roubo de carga, mas que está crescendo desde o último ano. Estamos trabalhando para que ele comece a reduzir. Esses criminosos são especialistas, agem rápido e as pessoas se aproveitam dessa carga. Tem comerciantes da cidade que usufruem das mercadorias”, revelou.

Sobre as ameaças sofridas pelos distribuidores de gás na Avenida Central, na Região Oceânica, no início de janeiro, que culminaram na interrupção da venda nos bairros, o subcomandante informou que tem recebido reclamações dos comerciantes e que o patrulhamento no asfalto e nas comunidades locais foi intensificado.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br