Padroeira completa 300 anos

41fc-igreja-165390
Padroeira completa 300 anos

A missa na Catedral São João Batista, no Centro, acontece às 10h e promete reunir centenas de devotos

Em 2017, completam-se 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul. Quinta-feira (12), no dia dedicado à padroeira do Brasil, fiéis de Niterói e São Gonçalo têm acesso a uma programação completa de missas e procissões em homenagem.

Em Niterói, apesar da cidade não ter um templo em honra a Nossa Senhora, a cidade participa das celebrações. Na capela de São José, no Centro, o encontro será às 9h para uma reza do terço e louvor. Às 9h30, os devotos saem em direção à Catedral São João Batista, também no Centro. Por lá, às 10h, começa a missa.

O município de São Gonçalo tem três locais de devoção. Na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Patronato, a missa começa às 7h e segue às 8h30, 10h, 12h, 14h, 16h. Às 17h30, os fiéis participam de uma procissão luminosa pelas ruas do bairro e, logo após, será celebrada mais uma missa. Na Paróquia dedicada à padroeira no Galo Branco, a programação começa às 6h, com alvorada e um café da manhã. Em seguida, às 7h30, dão início às missas, que também ocorrem às 9h30 e às 11h. 12h a paróquia disponibilizará um almoço para os fiéis. A procissão acontece por volta de 17h, seguida de uma santa missa, presidida por Dom Ricci.

A Capela de Nossa Senhora Aparecida de Maria Paula preparou diversas comemorações para a padroeira. Às 7h será celebrada a missa pelos benfeitores e, às 10h, será a vez da missa pelos enfermos. Logo após, às 11h, acontece a bênção do bolo das medalhas. Às 17h, a rua dos bairros recebe os devotos que participam da procissão e seguem para uma missa campal às 18h. No fim da celebração, há uma festa externa em homenagem aos 300 anos da padroeira. 

Padroeira – Segundo a crença religiosa, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no Rio Paraíba do Sul, no ano de 1717. Três pescadores foram pescar numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa, ao lançarem suas redes, acharam o corpo de uma imagem, quebrada na altura do pescoço. Num segundo lance, pescaram a cabeça da mesma imagem. Depois do encontro, a pesca foi abundante, e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento. Chamada de “Aparecida”, a Santa foi proclamada Padroeira do Brasil, em 1930. 

Diversão e muita brincadeira pela cidade 

O Dia das Crianças, comemorado quinta-feira, será de diversão e muitas brincadeiras em eventos espalhados por Niterói. Ao longo do dia, diversos bairros do município recebem festas gratuitas para as crianças com brinquedos infláveis, desenhos, pinturas e muito lanche.

O Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro, preparou uma programação artística para os pequenos. Às 11h, o Circo Viva leva o encanto do circo-teatro e da palhaçaria. Às 14h, a infância é celebrada através da tradição oral popular com a Mostra Vento Sutil de contação de histórias.

Na Zona Norte da cidade, dois eventos agitam a região. O Horto do Fonseca recebe, de 9h às 18h, uma festa destinada a crianças, adolescentes e adultos. No local, shows de mágicos, animação infantil, oficina de brinquedos, peça de teatro, espaço kids, espaço gourmet e show com um grupo de pagode. Já em Santa Barbara, a Praça João Saldanha, das 8h às 16h, oferece brinquedos, contação de histórias, passeios ciclísticos, sorteios de bicicletas e brinquedos e diversos lanches típicos da criançada. Estão aguardadas 3 mil pessoas, sendo mil crianças. 

Em São Francisco, na Praça Rádio Amador, o Projeto Sempre Criança comemora 15 anos no evento para as crianças. Entre 9h e 13h, a pracinha recebe brinquedos, camarim fashion, oficina de arte, apresentação de teatro e banda, mural de pintura, pipoca e algodão-doce. Este ano, o evento, que é aberto ao público, conta com a participação da Creche Comunitária Meimei, com 50 crianças. O evento é custeado com doações e, principalmente, com a venda de produtos do projeto. Voluntários, acima de 16 anos, podem se inscrever com a compra da camisa.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br