Para relaxar na própria casa

habitaC3A7C3A3o_17-159680
Para relaxar na própria casa

Banheira é um dos principais itens para relaxamento e pode ser instalada em 90% das residências, garantem arquitetos

A rotina agitada de hoje faz com que as pessoas precisem cada vez mais de momentos de pausa para relaxar e renovar as energias. Para alguns, o descanso envolve sair de casa para procurar clubes, hotéis, pousadas e spas que ofereçam estruturas para livrar o estresse. Outros, entretanto, investem na comodidade dentro de casa, criando estruturas de relaxamento nas residências. Pensando nisso, construtoras oferecem cada vez mais espaços de lazer voltados ao descanso e cuidados pessoais, enquanto arquitetos ensinam a transformar ambientes da casa em verdadeiros spas particulares.

Atualmente os lançamentos de diversas construtoras contam com locais específicos para quem quer descansar e reequilibrar a cabeça e o corpo, em suas áreas de lazer, como explica Roberto Marinho, diretor da Brasil Brokers Niterói. 

“Quase todos os lançamentos já contam com alguma estrutura nesse sentido. Mas é comum pensar que quanto mais alto o padrão do prédio, maior e mais completo esse tipo estrutura. Enquanto que, na verdade, isso vai depender muito mais do espaço que o projeto dispõe. A variedade da área de lazer depende diretamente do terreno que se tem para trabalhar. Assim, um empreendimento de alto padrão, na beira da praia, por exemplo, pode não contar com um spa, simplesmente por falta de espaço”, explica Marinho. 

Mas quando o spa é possível, os investimentos são cada vez maiores para esse tipo de lazer. Segundo Marinho, isso ocorre em função do ritmo de vida agitado e estressante dos dias atuais, que faz com que as pessoas valorizem cada vez mais opções onde elas possam descansar e se recompor da rotina frenética.

“É um tipo de estrutura que agrada principalmente o público adulto, que tem uma rotina cheia de compromissos. Alguns lançamentos inclusive vão além do descanso, e já contam até com salão de beleza, como um em que estamos trabalhando em Icaraí. E, assim como as áreas de lazer e gourmet, a comodidade de poder desfrutar de algum tipo de lazer sem sair de casa é sempre muito apreciada”, revela Marinho. 

Em casa – A banheira é a estrutura mais importante para quem pensa em relaxar, explica arquiteta Regina Prior. Segundo ela, é possível instalar uma em 90% das residências.

“Existem também algumas duchas especiais, que são bem relaxantes, além de sauna e poltronas próprias para esses ambientes, sempre muito bem-vindas para quando o assunto é desestressar”, acredita Prior.

Além da estrutura interna, segundo a arquiteta, quanto mais luz natural e visão do verde o ambiente tiver, melhor. 

“Em alguns casos podemos criar um jardim com essa finalidade. Vale lembrar que os materiais para revestimento também devem seguir a mesma proposta, assim, é preciso utilizar prioritariamente elementos naturais, como pedras e madeiras. As cores também ajudam a compor o espaço e devem ser suaves, como as de tons pastéis, e nunca vibrantes, afinal, a intenção é relaxar”, ensina Regina.

Para pessoas que passam o dia fora de casa e não contam com muito tempo para o lazer durante a semana, uma estrutura para descanso é essencial, diz o diretor superintendente da construtora Soter, Julio Kezem.

“Com essa finalidade, podemos destacar um lançamento nosso, no Centro de Niterói, que conta com vários locais para os moradores relaxarem, como hidromassagem, saunas e sala de repouso. São estruturas que agradam muito, uma vez que permitem uma pausa na rotina no próprio condomínio, sem a necessidade de deslocamento. Sem falar na segurança. É como ter um clube particular”, compara Kezem. 

Ofurô também é procurado 

Já para a arquiteta Ana Meirelles, um ofurô em casa é o item mais emblemático para uma pessoa considerar que tem um spa só seu. No entanto, ela explica que, ao contrário da banheira, não é em qualquer local que esse item pode ser instalado.

“Em um projeto em que utilizei o ofurô, busquei justamente atender um empresário, muito assoberbado, que queria aproveitar os momentos em casa para relaxar. Unimos o banho relaxante, com temperatura em torno de 38ºC, com a vista maravilhosa que a área externa do apartamento tem. Ficou ótimo. Mas é preciso lembrar que sempre precisa haver uma avaliação para saber se o local suporta o peso dessa estrutura”, explica Meirelles.

Com um investimento a partir de R$ 7 mil, já é possível pensar em contar com uma banheira oriental em casa. Mas, segundo Ana, mesmo para quem não dispõe de recursos ou não quer fazer obras, é possível ter um spa particular utilizando apenas itens de decoração.

“A ambientação é sempre muito importante e transformadora, que pode por si só criar um clima de relaxamento em qualquer espaço. Música, velas, sais de banho, plantas e o que mais a imaginação permitir, sempre são capazes de deixar qualquer residência tão agradável como o mais aconchegante dos spas”, conclui a arquiteta. 

Fonte: http://www.ofluminense.com.br