Patrulha escolar será intensificada

Patrulha escolar será intensificada

Com o objetivo de evitar episódios de violência nas escolas municipais, a Prefeitura de Niterói anunciou que vai intensificar o programa “Patrulha Escolar”, que consiste na realização de rondas diárias, por agentes da Guarda Civil Municipal, nas unidades escolares do município. Serão adquiridas mais dez viaturas para o serviço que, com a aquisição verá sua frota crescer de quatro para 14 veículos, que atenderão cerca de noventa escolas espalhadas por toda a cidade.

No momento, a Fundação Municipal de Educação está realizando a cotação das viaturas e o processo para realização de licitação também está em andamento. Os dez novos carros serão adquiridos e incorporados à frota após esse processo administrativo.

A atuação da patrulha escolar consiste no patrulhamento, dentro das escolas, realizado por duplas de guardas em viatura, das 7h às 22h30, de segunda a sexta feira. Um sábado por mês, quando há dia letivo, as equipes também são mobilizadas. Em média, a patrulha permanece por 30 minutos em cada colégio, caso não haja ocorrências.

No entanto, na opinião do presidente do Sepe Niterói (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro – Niterói), Diogo Oliveira, o programa não atinge a raiz dos problemas de segurança enfrentados pelos alunos da rede municipal de educação.

“Em si, não é um mau projeto, porém é insuficiente. Atualmente, a principal adversidade enfrentada pelos estudantes são as operações policiais que ocorrem nos horários de aula. Essas operações atrapalham a rotina das comunidades escolares localizadas perto de áreas de risco e não pode ser resolvido pela Patrulha Escolar”, afirmou.

As equipes realizam trabalho preventivo durante as rondas e atendem, em média, de três a quatro ocorrências por mês, solicitadas por diretoras de unidades em casos mais específicos de mediação de conflitos. As rondas também contam com o apoio da Coordenadoria de Trânsito, que utiliza três motos, duas bicicletas e uma viatura para dar apoio às patrulhas nos horários de saída de colégios. 

Fonte: http://www.ofluminense.com.br