Pentavalente volta a ser disponibilizada em Niterói

Pentavalente volta a ser disponibilizada em Niterói

 
  
Após dias em falta nos postos de saúde de Niterói, a vacina pentavalente voltou a ser disponibilizada para a população. Na manhã desta quinta-feira (27), os responsáveis que levaram as crianças de dois, quatro e seis meses de idade, já encontraram a imunização na maioria das unidades de saúde da cidade. De acordo com funcionários, os postos foram abastecidos com novo carregamento da vacina na quarta-feira (26). 

Até essa semana, a pentavalente esteve em falta por cerca de uma semana em postos de vacinação como a Policlínica Regional Doutor Carlos Antônio da Silva, no Centro, e na Policlínica Regional da Engenhoca, na Zona Norte. Nesta quinta, nesses dois postos, além da Policlínica Comunitária de Jurujuba e a Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca, no Vital Brazil, a vacina já estava disponível, e com crianças na fila aguardando por atendimento.  

No começo da semana, a Fundação Municipal de Saúde informou que não recebeu, em junho, a remessa da vacina, enviada pelo Ministério da Saúde, que é o responsável pela produção e distribuição. O MS alegou que foram encaminhadas 80 mil doses da vacina no mês de julho, e a Secretaria de Estado de Saúde confirmou que uma nova remessa da vacina foi enviada pelo Ministério no dia 12 de julho e, desde o dia 14, está disponível para retirada pelos municípios.  

Dividida em três doses e indicada para bebês de dois, quatro e seis meses de idade, a vacina pentavalente é a responsável pela proteção contra tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e Haemophilus Influenzae tipo B.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br