Plano Diretor em pauta na Região Oceânica

31fc-plano-diretor-165260
Plano Diretor em pauta na Região Oceânica

Cerca de 300 pessoas participaram do evento no C. E. Alcina Rodrigues

Moradores e comerciantes da Região Oceânica de Niterói protestaram na noite desta segunda-feira (11) contra algumas intervenções que serão realizadas nos bairros da região, provenientes do novo Plano Diretor, que atualmente tramita na Câmara Legislativa Municipal. O ato contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas e ocorreu no Colégio Estadual Alcina Rodrigues Lima, em Itaipu, onde era realizada a nona audiência pública sobre o novo plano, tendo como foco os impactos da proposta nos bairros de Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato, Santo Antônio, Maravista e Serra Grande.

Segundo manifestantes que representavam o movimento “SOS Engenho do Mato”, o novo Plano Diretor, que é o principal instrumento de regularização das políticas de urbanismo, não traz proteção ao “Parque Rural de Niterói”.

“Queremos que o Plano já possua a previsão de proteção do parque rural, que vem sendo ameaçado com a construção de um campo. Pleiteamos a garantia de proteção desse local”, afirmou o coordenador do grupo, Erik Santana.

Representando os moradores de Itaipu, Luís Carlos Culler fez ponderações as intervenções realizadas na TransOceânica, a maior obra de mobilidade urbana da história de Niterói.

“Queremos a revitalização do bairro. O final da praia está na escuridão e temos sete ruas sem asfalto perto da Lagoa de Itaipu”, disse Luís, que mora há 30 anos no bairro.

A Soami (Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara), por sua vez, pediu à prefeitura a “manutenção das políticas que já existem em relação à preservação das características ambientais e urbanísticas no bairro de Itacoatiara”, disse a presidente do grupo, Fernanda Atarian.

Ao fim da audiência pública, o secretário Municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, afirmou que todas as demandas pleiteadas pela população estão sendo analisadas. O encontro também contou com a presença dos vereadores  Talíria Petrone e Paulo Eduardo Gomes (ambos do PSOL), Bruno Lessa (PSDB), Leandro Portugal (PV), Sandro Araújo (PPS) e Atratino (PMDB).

Fonte: http://www.ofluminense.com.br