Queda da Bastilha é celebrada em evento na Reserva Cultural

Queda da Bastilha é celebrada em evento na Reserva Cultural

Em celebração aos 228 anos da histórica Queda da Bastilha, o Reserva Cultural de Niterói, no Centro, recebeu, neste sábado, o evento “Festa da Bastilha – Vive la France”. Com o objetivo de estimular a troca cultural entre a França e o Brasil, a comemoração contou com a apresentação de shows e stands com diversas iguarias da culinária francesa.

Para o cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, o evento foi uma forma de comemorar os laços cada dia mais fortes que a França tem com Niterói e seus cidadãos.

“Estamos muito felizes por comemorar o 14 de julho aqui. Temos o apoio da prefeitura e da sociedade e, assim, conseguimos difundir a cultura francesa pela cidade, onde fomos muito bem recebidos. É um momento de confraternização e amizade”, disse Roquefeuil.

Também presente, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou o papel da união entre os dois países para o desenvolvimento econômico da cidade.

“A prefeitura desenvolveu vários projetos em parceria com o consulado. Além de eventos culturais e artísticos, conseguimos atrair investimentos e projetos de desenvolvimento econômico da França. É muito bom ver essa festa lotada de pessoas curtindo a gastronomia, a cultura e a música. É uma parceria que só dá bons frutos, ainda mais aqui no Reserva, que ficou fechado por mais de dez anos”, festejou Neves.

Por sua vez, o francês Jean Thomas Bernardini, diretor do Reserva Cultural comemorou que o espaço tenha recebido um evento de tamanha magnitude menos de um ano após a sua reabertura.

 “É uma satisfação enorme receber esse evento quando estamos prestes a comemorar um ano de abertura do espaço. A recepção calorosa, que recebemos quando chegamos aqui, só tem aumentado. Essa fraternidade entre Brasil e França, aqui em Niterói, só fortalece esses laços”, concluiu.

A festa continua neste domingo, com a exibição dos filmes “À Sombra de Duas Mulheres”, às 15h, e “Monsieur & Madam Adelman”, às 17h. Na segunda, é a vez do filme “Claire et Moi”, às 20h. Para encerrar a comemoração, o Reserva recebe o diretor Arnaud Viard para a pré-estreia do filme “Amor, Paris e Cinema”. 
O Reserva Cultural de Niterói se localiza na Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos. 

Fonte: http://www.ofluminense.com.br