Rede estadual oferece cursos técnicos para o ensino médio

Rede estadual oferece cursos técnicos para o ensino médio

A Secretaria de Educação e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, oferecem 700 vagas em cursos técnicos para alunos da rede estadual de ensino. As inscrições para os cursos começaram na segunda e devem ser feitas pelo site www.rj.gov.br/web/seeduc até o dia 9 de fevereiro.

As vagas são oferecidas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através do MedioTec, uma ação do Ministério da Educação (MEC) que oferta cursos técnicos para alunos matriculados no Ensino Médio em escolas públicas. As oportunidades serão na modalidade presencial e oferecidas no contraturno, ou seja, o estudante faz o Ensino Médio em um turno e o curso técnico em outro. As vagas estão distribuídas da seguinte maneira: Rio de Janeiro (450), Vassouras (150), Duque de Caxias (50) e Macaé (50).

Serão ofertados sete cursos: Técnico em Informática, Técnico em Edificações, Técnico em Conservação e Restauro, Técnico em Logística, Técnico em Telecomunicações, Técnico em Informática para Internet e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

“Poderão participar os estudantes da rede estadual que estejam matriculados e frequentando o Ensino Médio Regular, preferencialmente a partir da 2ª série e prioritariamente com idade mínima de 15 anos. No momento da inscrição, o aluno deverá optar pelo curso de sua preferência”, afirmou o secretário de Educação, Wagner Victer.
Ainda segundo Victer, os cursos são voltados para o mercado de trabalho e os alunos terão acesso ao que há de mais moderno em cada segmento. 

Fonte: http://www.ofluminense.com.br