Retratos de Identificação

52fh-3-retratos-de-identificaC3A7C3A3o-divulgaC3A7C3A3o-158647
Retratos de Identificação

 

Filme mostra a história dos presos políticos Antonio Roberto Espinosa, Reinaldo Guarany e Maria Auxiliadora Lara Barcellos

O documentário “Retratos de uma Identificação” vai ser exibido nesta quinta-feira (19), às 19h, no Cine Arte UFF. O longa mostra os presos políticos Antonio Roberto Espinosa, da VAR Palmares, e Reinaldo Guarany, da Aliança Libertadura

Nacional (ALN), e Maria Auxiliadora Lara Barcellos revisitando os motivos pelos quais foram acusados de ‘crimes’ dentro da ditadura militar.

Através de fotografias e documentos do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) eles relatam a tensão de viver sobre o regime totalitário. Dirigido por Anita Leandro, o doc mostra relatos de pessoas que resistiram e lutaram contra a ditadura.

A projeção é seguida de debate com especialistas. Os convidados são Amanda Moleta, coprodutra do longa, Bernardo Kocher, professor do departamento de História da UFF e João Batista de Abreu, professor do departamento de Comunicação Social da UFF e autor do livro “As manobras da informação – análise da cobertura jornalística da luta armada no Brasil”.

O filme recentemente ganhou os noticiários por ter sido impedido de passar na Embaixada Brasileira em Paris por ser considerado de “tema espinhoso”. 

Fonte: http://www.ofluminense.com.br