Revitalização em curso no Rio Icaraí

61fc-rio-165170
Revitalização em curso no Rio Icaraí

No local, será instalado um dispositivo hidráulico que interceptará o esgoto lançado de forma irregular nas galerias

As obras de revitalização do Rio Icaraí, no canal do Campo de São Bento, começaram no início deste mês e seguem a todo vapor. No local será instalado um dispositivo hidráulico, chamado de Tomada de Tempo Seco (TTS), que interceptará o esgoto lançado de forma irregular nas galerias de águas pluviais, evitando o despejo sem tratamento no meio ambiente. A primeira parte do processo, que consistia em implementar uma linha recalque no interior do campo, já foi concluída e as escavações necessárias iniciadas nesta semana. A previsão é que a obra seja finalizada em janeiro.

A ação, que está sendo realizada pela Prefeitura de Niterói em conjunto com a concessionária Águas de Niterói, teve início há três semanas e está no começo. Desde então, foi instalada a tubulação de recalque da elevatória que, posteriormente, será interligada em um tronco coletor da Av. Roberto Silveira. A intervenção realizada consiste no assentamento de tubulações com o diâmetro de 300 milímetros ao longo da rua interna de terra do local.

Nesta semana, uma nova fase da obra começou. Foram iniciadas as escavações necessárias onde serão instaladas as bombas e o gradeamento para a implementação do dispositivo. O Superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes, ressaltou que todo o projeto anunciado deve ser concluído em janeiro. A previsão é de um investimento em torno de R$ 1 milhão para a conclusão de toda a obra.

A administradora também destaca que toda a contribuição irregular do espaço já é captada na Rua Sete de Setembro, em Icaraí, e tratada pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Icaraí. O dispositivo hidráulico, o TTS, quando tiver sua implementação finalizada, interceptará os dejetos lançados irregularmente nas galerias de águas pluviais do canal. Toda a sua estrutura de bombeamento foi projetada para ser enterrada, e, assim, não precisar retirar nenhuma árvore do parque.

Segundo a Prefeitura de Niterói, o Campo de São Bento mantém funcionários diariamente no local que trabalham a conscientização da população quanto ao despejo irregular de lixo no rio. Entretanto, também ressaltam a importância da colaboração dos visitantes do campo para que realizem corretamente esse descarte.

Pensando em não atrapalhar a beleza do lugar, a prefeitura, em parceria com a Águas de Niterói, convocou cerca de 20 crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Lisaura Ruas para realizar um trabalho de grafite nos tapumes instalados na obra. O tema foi a importância do meio ambiente e tinha o objetivo de conscientizar a população de que a intervenção não causará danos no ecossistema. 

Fonte: http://www.ofluminense.com.br