Rotativo previsto para iniciar dia 15 nas praias da Região Oceânica

41fc-rotativo-165997
Rotativo previsto para iniciar dia 15 nas praias da Região Oceânica

O plaqueamento já foi realizado em Piratininga e Itacoatiara deve receber os equipamentos nos próximos dias

Apesar da promessa da Prefeitura de Niterói de começar o estacionamento rotativo em Piratininga e Itacoatiara junto com a Operação Verão, no início do mês passado, o serviço está previsto para começar no próximo dia 15. As praias de Camboinhas e Itaipu também serão contempladas. 

Em Piratininga, o plaqueamento para as cerca de mil vagas no bairro só foi feito no início desta semana. A medida agradou moradores do local, que relatam a desordem de veículos visitantes nos dias de sol. 

Na Avenida Almirante Tamandaré, já é possível ver as placas, distribuídas por toda orla. O rotativo, que está sendo implantado pela primeira vez no bairro, irá funcionar aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 20h, com o preço de período único no valor de R$ 5. De acordo com a prefeitura, a medida se estenderá até o dia 25 de março de 2018.

Para o publicitário José Maria Barbosa, de 63 anos, ações que têm como objetivo ordenar o bairro são sempre bem-vindas.

“Acho a ideia boa. Bem melhor do que ser obrigado a conviver com flanelinhas, que trabalham de forma ilegal e cobram taxas abusivas, e se você não pagar ainda corre o risco de arranharem seu carro. Isto é terrível. Acredito ainda que o valor arrecadado deve ser revertido em melhorias para a orla, como a iluminação, a vegetação, cuidados com a praça, entre outras atividades”, opina.

Já o designer Marcel Verthein, de 37 anos, relata a confusão de carros que os moradores de ruas próximas à praia são obrigados a conviver no verão. 

“No final de semana a praia fica lotada, em frente à minha casa mesmo, fica tudo repleto de carros. A medida para organização é válida, mas deve ser tudo bem sinalizado.

  Recebemos um grande fluxo de visitantes, pessoas de diversos locais do estado, e a presença de agentes também deve auxiliar na repreensão de bandalhas”, disse.

Para o presidente da associação Piratininga Unida Moradores + Amigos (Puma), André Pimenta, a implantação é uma ótima forma de ordenamento, visto que irá coibir a ação de flanelinhas que estão acostumados a trabalhar ilegalmente no local.

“Acredito que o rotativo somente na orla irá fazer com que os motoristas estacionem nas vias transversais, para evitar isso será necessária uma boa fiscalização. Visto pelo lado de coibir a ação de flanelinhas, o estacionamento é totalmente positivo. Muitos deles são da cidade do Rio, ou até locais mais distantes, e veem em Piratininga uma forma de se manter cobrando taxas abusivas de 15 a 20 reais aos frequentadores. Ter um período único de R$ 5 é mais vantajoso”, destacou. 

Itacoatiara – A orla da Praia de Itacoatiara também já deveria ter recebido o plaqueamento, porém, o serviço ainda não foi feito. De acordo com o presidente da Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami), Eugenio Schitine, a medida será implantada no bairro. A prefeitura foi procurada, mas não informou quando o plaqueamento será realizado no bairro.

Questionada, a Prefeitura de Niterói não informou quantas vagas serão disponibilizadas e quais ruas vão receber a medida em cada praia e informou que uma reunião será realizada na próxima semana para definir mais detalhes e se o serviço realmente será realizado.n

Fonte: http://www.ofluminense.com.br