Rotina de imprudências e acidentes na Zona Sul da cidade

51fc-carros-166382
Rotina de imprudências e acidentes na Zona Sul da cidade

Na Avenida Rui Barbosa, em São Francisco, motoristas não respeitam a sinalização e realizam diversas bandalhas

Pelo menos dois acidentes por semana. Esse é o saldo apontado pelos moradores e comerciantes da Avenida Rui Barbosa, em São Francisco, na Zona Sul de Niterói, sobre a falta de atenção e desrespeito às regras de rotatórias instaladas ao longo da via. O artifício já usado há anos no local para facilitar o acesso as ruas transversais continua causando confusão.
Três círculos, identificados por sinalização no estilo ‘olho de gato’, no meio de ambas as faixas, marcam as rotatórias que dão acesso às ruas transversais de São Francisco e possibilitam o retorno na via. Entretanto, motoristas mais ‘espertinhos’ não seguem o recomendado. Muitos não dão preferência aos veículos transitando pela rotatória e motociclistas, por exemplo, atravessam a sinalização. O resultado são frequentes colisões.

“Ninguém se respeita. Pelo menos duas vezes por semana tem um acidente e não tem hora para acontecer.. é impudência! Seria interessante ter mais guardas de trânsito para coibir essas práticas”, opinou a comerciante, Tatiana Lima, 28 anos, que trabalha em uma loja próximo a esquina da Rua Arariboia e já presenciou diversas colisões.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), veículos que transitam por fluxos que se cruzem, ao se aproximarem do local, terá preferência de passagem, no caso da rotatória, quem estiver circulando por ela.

Além disso, também segundo o CTB, deixar de dar preferência de passagem em interseção não sinalizada, a veículo que estiver circulando por rotatória e nas interseções com sinalização de regulamentação de Dê a Preferência é infração grave, com penalidade de multa.

Pelos relatos dos moradores da região, essas regras não são seguidas pelos motoristas há muitos anos. Para a autônoma Renata Lessa Freixo, 40, a causa seria, além do desrespeito e da falta de atenção, a falta de instrução. Isso porque, normalmente, as rotatórias são acompanhas de praças e canteiros, que melhor sinalizam o retorno, diferente do ‘olho de gato’ do local.

No último domingo, um veículo seguia em direção a Região Oceânica quando um motociclista tentou uma ultrapassagem pelo lado esquerdo, passando por cima da rotatória no momento em que o carro fazia o retorno. Na colisão, o motociclista foi arremessado por alguns metros. 

Procurada, a prefeitura de Niterói lembrou que houve redução de 85% no número de registros de acidentes de trânsito em Niterói, em 2017, segundo dados da Polícia Militar. Esse resultado é fruto do trabalho permanente de Educação Para o Trânsito realizado pela gestão municipal. 

Ainda segundo o Executivo, toda a sinalização do local segue as normas do código brasileiro de trânsito, que deve ser respeitado pelos motoristas. A NitTrans mantém agentes de trânsito diariamente ao longo de toda a Avenida Rui Barbosa.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br