TAC poderá garantir revitalização de APA

1ff-apa-do-engenho-pequeno-foto-ascom-pmsg-163106
TAC poderá garantir revitalização de APA

APA do Engenho Pequeno vai passar por reflorestamento

O plano de reflorestamento e reorganização da Área de Preservação Ambiental (APA) do Engenho Pequeno já está em fase inicial. Após assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre uma empresa de construção e a Prefeitura, no mês passado, equipes de topografia estiveram no local, nesta semana, para mapear a região. A construtora irá realizar investimento de cerca de R$ 1 milhão, incluindo o plantio de 2,5 mil novas árvores.

De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente Claudio Galhano, a Prefeitura não vai precisar arcar com os custos do projeto. Toda a verba será disponibilizada pela empresa de construção, que ainda precisará se responsabilizar por reformas de manutenção no local por dois anos.

“Nós demos um prazo de 12 meses para a construtora realizar todas as obras. Além do plantio das árvores, será criado um auditório capaz de receber 60 pessoas na APA. Queremos aproveitar essa região para incentivar o turismo ecológico na cidade”, afirmou Galhano.

A revitalização da APA conta com a reorganização do espaço físico da área, instalação de vias pavimentadas, calçadas, jardins, auditório, oficina com depósito de equipamentos, viveiro de mudas, bicicletário, estacionamento e dois mirantes. O local também ganhará sistema novo de fossa e filtro, passagem para pedestres, postes com iluminação solar e lâmpadas de LED, além de sistema fotovoltaico, suprindo o consumo de energia da sede. 

Fonte: http://www.ofluminense.com.br