Terminal faz aniversário e anuncia várias melhorias

41fd-img3677-164973
Terminal faz aniversário e anuncia várias melhorias

Anibal Bonorino ressaltou que já foram investidos mais de R$ 24 milhões

Comemorando dez anos de concessão, o Terminal Rodoviário de Niterói (Teroni), no Centro, está investindo cada vez mais em melhorias na acessibilidade e infraestrutura. Uma das principais mudanças, que serão iniciadas ainda neste mês de aniversário, será a reabertura da Rua Um, via no entorno que passará a ser utilizada como saída de estacionamentos próximos. A medida tem como objetivo desafogar o trânsito local, já que atualmente os carros que saem dos estacionamento dividem as vias de acesso ao terminal com os ônibus. A concessão do terminal foi realizada no dia 1º de agosto de 2007.

De acordo com o gestor do Teroni, Anibal Bonorino, a medida será feita em parceria com a Prefeitura de Niterói, e irá trazer mais conforto para os usuários. Quem estacionar na região, como no Caminho Niemeyer, poderá seguir pela Rua Um, que fica à direita do fim do terminal, passando ao lado do shopping Bay Market, e saindo na Avenida Visconde do Rio Branco.

“Essa mudança irá fazer com que motoristas não tenham que dar uma volta maior, será uma saída exclusiva para carros. A medida evita a passagem dos carros pelas pistas de rolamento dos coletivos, o que gera trânsito em horários de rush e traz risco de acidentes”, explica.

Além disso, outras medidas já foram implantadas no espaço para melhorar a acessibilidade de portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida, como a reestruturação do piso tátil, a adaptação dos banheiros, sinalização em filas de prioridade e manutenção das rampas de acesso. Há também funcionários orientando deficientes visuais e cadeiras de rodas disponíveis para quem precisar ser transportado.

“Temos mais de 100 funcionários trabalhando em três turnos, contamos ainda com sessão bancária de caixas eletrônicos, e atendimentos ligados ao transporte urbano, como as unidades do Setrerj e também do RioCard”, declarou Anibal.

As lâmpadas do espaço também foram modificadas recentemente, as do corredor principal são de LED, e a troca dos equipamentos está se estendendo para as baias, até o fim do ano todas serão trocadas. A alteração foi feita para trazer mais segurança no espaço, com maior luminosidade. A sala de monitoramento, que conta com 73 câmeras também está de mudança, indo para um espaço mais amplo, em outro prédio da administração.

“Nesses dez anos o usuário têm muito o que comemorar, tivemos diversas melhorias nas baias, antigamente os coletivos ficavam todos enfileirados do lado de fora e as pessoas saltavam bem antes da plataforma, e agora isso não acontece mais. Já aplicamos mais de R$ 24 milhões desde o início da concessão, e com esse valor realizamos reparos constantes, como pintura, recapeamento de pista, troca de equipamentos, reparos no telhado, entre outras medidas rotineiras”, destacou o gestor, dando ênfase que aumentou ainda em 30% o efetivo de orientadores para coibir a travessia irregular de pedestres entre as baias, com o objetivo de evitar graves acidentes.

Em relação às lojas, Anibal pontuou que os 45 comércios existentes estão gerando cerca de 2,1 mil empregos, entre diretos e indiretos. Ele ainda destacou que mais de 500 mil pessoas passam pelo terminal diariamente. Já entre os ônibus, aproximadamente 1,2 mil coletivos trafegam no espaço. O gestor ainda salientou que há diversos projetos em andamento, como a redistribuição dos coletivos nas baias.

“Temos empresas que possuem três baias e poucos ônibus, mas existem as que tem a mesma quantidade de espaço e um número maior de coletivos, isso é complicado. Temos o projeto de reordenar essa situação, mas ainda está em planejamento, sendo estudado, pois envolve diversos órgãos e empresas. Nossa meta atual é melhorar o trânsito no entorno e organizar cada vez mais nossa infraestrutura. Estamos sempre trabalhando para aprimorar a prestação de serviços e trazer uma melhor experiência para os usuários. Completamos dez anos e ainda iremos fazer muitas coisas nos próximos dez”, finalizou.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br