Uerj volta às aulas na próxima segunda-feira

Uerj volta às aulas na próxima segunda-feira

Os professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiram, em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (24) no Campus Maracanã, pela suspensão da greve iniciada em julho e o retorno para o “Estado de Greve”. A reitoria da instituição já havia anunciado, em nota, que a universidade possuía as condições necessárias para o retorno às aulas.   

Previstas para recomeçarem em primeiro de agosto, as atividades do primeiro semestre de 2017 foram adiadas devido ao atraso no pagamento dos salários dos professores e das bolsas de estudo dos alunos, o que acarretou uma greve geral. Com a quitação dos pagamentos atrasados, com a exceção do 13º salário de 2016, os docentes resolveram voltar à sala de aula mantendo um calendário de reivindicações contra o governo para que termine de acertar o restante da dívida.  

Com essa decisão, as aulas devem retornar na próxima segunda-feira em todas as unidades da Uerj, mas isso se as unidades conseguirem ter tempo hábil para refazer o planejamento de seus calendários acadêmicos.  

Os funcionários técnico-administrativos da universidade permanecem em greve e não voltam ao trabalho. Na próxima semana, a categoria fará mais uma assembleia. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) afirmou que apesar do pagamento de bolsas e salários, algumas demandas não foram atendidas, como a reabertura do Restaurante Universitário. 

Fonte: http://www.ofluminense.com.br