UFF oferece grande número de vagas para o Enem

UFF oferece grande número de vagas para o Enem

A Universidade Federal Fluminense (UFF) tem uma das maiores ofertas de vagas em instituições de ensino superior público no Brasil para o SISU 2018. Serão cerca de 9.500 vagas para os estudantes que vão fazer o Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio), que abriu as inscrições nesta segunda, 08/05/2017, (www.enem.inep.gov.br).
 
Nos últimos 10 anos, a UFF apresentou um grande crescimento, como uma das universidades que mais contribuem para a inclusão, evolução e democratização do ensino superior. O número passou de 4.748 (2007) para aproximadamente 9.500 (2017), no processo seletivo para o ensino presencial. Além disso, a universidade tem graduação para o ensino à distância, que quase triplicou a quantidade de alunos em 10 anos, de 1.952 (2007) para 5.378 (2016).
 
“Nos últimos anos o crescimento da UFF é notável. Ampliou sua área construída, mais que dobrou a oferta de vagas e teve uma grande expansão acadêmica. É também uma universidade acolhedora, inovadora, com destaque na formação de estudantes com alta empregabilidade no mercado, a partir do nível científico do corpo docente muito elevado nacionalmente”, ressaltou o reitor da UFF, Sidney Mello.
 
Os estudantes que ingressam na universidade contam com uma série de benefícios, entre eles a Carteirinha Inteligente, um projeto inovador da gestão universitária, que disponibiliza vários serviços, como acesso ao restaurante, transporte público (barcas e ônibus) e biblioteca. A universidade coloca ainda à disposição de seus alunos assistência à moradia, auxílio creche e bolsa atleta, entre outros.   
 
Para o SISU, 2º semestre de 2017, a UFF oferecerá cerca de 4.200 vagas, já incluindo as cotas previstas pela Lei 12711/2012 e Lei 13.409/2016 e alterações, que prevêem a reserva de vagas para estudantes que realizaram o ensino médio em escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência e com renda inferior a 1,5 salário mínimo per capita. É a primeira vez que serão reservadas vagas para pessoas com deficiência na UFF.

No 2º semestre de 2017, a universidade ofertará mais de 100 opções de cursos em nove municípios do estado do Rio de Janeiro.  
 
Nas últimas edições do SISU, os cursos mais concorridos na UFF foram: 2016 (1º semestre) Educação Física, com relação candidato/vaga de 78,78; 2016 (2º semestre) Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, com relação candidato/vaga de 96,19; 2017 (1º semestre) Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, com relação candidato/vaga de 85,31.
 
A expectativa para o 2º semestre de 2017, em relação às carreiras mais procuradas, éComunicação Social – Publicidade e Propaganda, Medicina, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Psicologia (Volta Redonda), Biomedicina (Niterói), Psicologia (Niterói) e Nutrição.
 
 UFF
 
Uma das maiores e mais conceituadas universidades federais do Brasil, a UFF abriga nos seus três campi, nas quatro unidades instaladas em bairros do mesmo município, em oito subsedes no Rio de Janeiro e uma no estado do Pará 65.796 mil alunos e 9.754 mil docentes e técnicos administrativos. Localizada em Niterói (RJ), a Universidade Federal Fluminense oferece 130 cursos regulares de Graduação, Pós-Graduação, Doutorado, Mestrado Acadêmico e Profissional e Especialização, além de 1.929 atividades extracurriculares. Mantém um Núcleo Experimental em Iguaba Grande, uma Fazenda Escola em Cachoeiras de Macacu e o Colégio Universitário Geraldo Reis, atendendo 390 alunos de Educação Infantil e Básica e estudantes de licenciatura para estágios supervisionados e projetos de iniciação à Docência. Promove ainda a inclusão de 149 Pessoas com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento ou Altas Habilidades/Superdotação.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br